2º Encontro Científico RBG

  O  2º Encontro Científico da Reserva Biológica Estadual de Guaratiba (RBG)  tem como objetivo geral debater a situação atual da RBG no toc...

A UTILIZAÇÃO DA AULA DE CAMPO APLICADA AO ESTUDO DO MANGUEZAL DE GUARATIBA: ESTUDO DE CASO NO CIEP ROBERTO BURLE MARX (PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO)

A UTILIZAÇÃO DA AULA DE CAMPO APLICADA AO ESTUDO DO MANGUEZAL DE GUARATIBA: ESTUDO DE CASO NO CIEP ROBERTO BURLE MARX (PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO)

Kátia Isabel Louzada Tostes¹; Wilson Messias dos Santos Junior²

1 - Departamento de Graduação em Geografia (UERJ)
E-mail: katiaisabel2@yahoo.com.br


Resumo

A pesquisa trouxe como objetivo geral estudar a importância da aplicação da aula de campo como ferramenta de estudo do ecossistema do Manguezal na Reserva Biológica de Guaratiba (RBG), no âmbito da Biogeografia, sendo direcionada aos alunos da primeira série do Ensino Médio, no CIEP Roberto Burle Marx, localizado no bairro de Guaratiba/RJ. Possuindo como objetivo estudar a relevância da aplicação da aula de campo no ambiente de vivência dos educandos considerando seus conhecimentos prévios e aplicando os conceitos da Geografia como Território, Lugar, Paisagem, Região e Cartografia. A pesquisa adotou metodologia de estudos de obras de autores conceituados na área como Helena Copetti Callai, Falcão e Pereira, Rogério Haesbaert, Yi Fu Tuan, Lívia de Oliveira, Eduardo Marandola e outros que constam na Referência Bibliográfica. Utilizou-se conversa informal e aplicação de questionários abertos com os alunos durante todo trabalho. Também se fez uso de relatos de moradores locais, questionários com os professores e responsáveis, bem como as aulas práticas da escola, embasando-se na pesquisa bibliográfica, que proporcionou a junção entre teoria e prática. A pesquisa obteve resultados positivos sensibilizando os educandos na compreensão e reflexão sobre o ensino de Geografia na RBG com a transversalidade da Educação Ambiental, os alunos obtiveram maiores conhecimentos sobre o Ecossistema manguezal, como sua localização geográfica, importância socioambiental, sua fragilidade e potencialidades. A pesquisa contou com a participação de 12 alunos, nos questionários abertos no pré-campo as respostas sobre o conhecimento da biogeografia do manguezal foram vagas demonstrando pouco conhecimento e sobre a importância da RBG, No questionário aplicado no pós-campo as respostas de um percentual expressivo dos alunos foram consideradas satisfatórias em relação ao conhecimento do manguezal e da importância em preservar a  RBG. O maior entendimento dos alunos quanto ao manguezal e um resgate à noção de pertencimento, sensibilizando-os a preservar e cuidar do manguezal, que passou a ser motivo de orgulho para estes atores sociais. Portanto, considerou-se pertinente esta pesquisa pela motivação aos alunos e profissionais da área para o entendimento da relevância do estudo da Biogeografia sobre Ecossistema Manguezal, revelando a importância de sua conservação, uso sustentável da zona de amortecimento e preservação da Unidade de Conservação RBG. Esta possibilidade deu-se através do estudo in situ da Educação Ambiental através da vivência que a aula de campo proporcionou.

 

Palavras-chave: Manguezal, Aula de Campo, Barra de Guaratiba, Educação Ambiental

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Modalidade de apresentação: Escrita

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