A UTILIZAÇÃO
DA AULA DE CAMPO APLICADA AO ESTUDO DO MANGUEZAL DE GUARATIBA: ESTUDO DE CASO
NO CIEP ROBERTO BURLE MARX (PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO)
Kátia Isabel Louzada Tostes¹; Wilson Messias dos Santos Junior²
Resumo
A pesquisa trouxe
como objetivo geral estudar a importância da aplicação da aula de campo como
ferramenta de estudo do ecossistema do Manguezal na Reserva Biológica de
Guaratiba (RBG), no âmbito da Biogeografia, sendo direcionada aos alunos da
primeira série do Ensino Médio, no CIEP Roberto Burle Marx, localizado no
bairro de Guaratiba/RJ. Possuindo como objetivo estudar a relevância da
aplicação da aula de campo no ambiente de vivência dos educandos considerando
seus conhecimentos prévios e aplicando os conceitos da Geografia como
Território, Lugar, Paisagem, Região e Cartografia. A pesquisa adotou metodologia
de estudos de obras de autores
conceituados na área como Helena Copetti Callai, Falcão e Pereira, Rogério
Haesbaert, Yi Fu Tuan, Lívia de Oliveira, Eduardo Marandola e outros que
constam na Referência Bibliográfica. Utilizou-se conversa informal e aplicação
de questionários abertos com os alunos durante todo trabalho. Também se fez uso
de relatos de moradores locais, questionários com os professores e responsáveis,
bem como as aulas práticas da escola, embasando-se na pesquisa bibliográfica, que
proporcionou a junção entre teoria e prática. A pesquisa obteve resultados positivos sensibilizando os educandos na
compreensão e reflexão sobre o ensino de Geografia na RBG com a
transversalidade da Educação Ambiental, os alunos obtiveram maiores conhecimentos
sobre o Ecossistema manguezal, como sua localização geográfica, importância
socioambiental, sua fragilidade e potencialidades. A pesquisa contou com a
participação de 12 alunos, nos questionários abertos no pré-campo as respostas
sobre o conhecimento da biogeografia do manguezal foram vagas demonstrando
pouco conhecimento e sobre a importância da RBG, No questionário aplicado no
pós-campo as respostas de um percentual expressivo dos alunos foram
consideradas satisfatórias em relação ao conhecimento do manguezal e da
importância em preservar a RBG. O maior entendimento dos alunos
quanto ao manguezal e um resgate à noção de pertencimento, sensibilizando-os a
preservar e cuidar do manguezal, que passou a ser motivo de orgulho para estes
atores sociais. Portanto, considerou-se pertinente esta pesquisa pela motivação
aos alunos e profissionais da área para o entendimento da relevância do estudo
da Biogeografia sobre Ecossistema Manguezal, revelando a importância de sua
conservação, uso sustentável da zona de amortecimento e preservação da Unidade
de Conservação RBG. Esta possibilidade deu-se através do estudo in situ da Educação Ambiental através da
vivência que a aula de campo proporcionou.
Palavras-chave:
Manguezal, Aula de Campo, Barra de Guaratiba, Educação Ambiental
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Modalidade de apresentação: Escrita
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